Mitos, Verdades e Maluquices sobre Aprender Inglês

artigos

Hello guys! Depois de um tempinho sem escrever artigos, “I’m back!!”

Hoje vou fazer uma mistura com os “feedbacks” que vocês me enviam, perguntas, dúvidas e minhas respostas. E deste artigo sairá o primeiro livro dos “Mitos, verdades e outras maluquices ao aprender a falar inglês”.

Com o aumento da necessidade de se adquirir a habilidade de se comunicar em inglês, o número de brasileiros se aventurando na jornada de aprender a falar tal idioma aumentou significativamente. O que gerou, obviamente, um aumento no número de profissionais (ou nem tão profissionais assim) e também de empresas e/ou escolas para atender toda essa demanda. A verdade é que, hoje, falar inglês é necessário em todas as classes econômicas do Brasil. Já deixou de ser uma ferramenta exclusiva de pessoas da classe média-alta. Não é mais uma atividade luxuosa pra preencher as tardes dos adolescentes abastados, “filhinhos de papai”. Se você tem entre 18 e 60 anos de idade e não fala nem entende inglês, você está ferrado(a)!!

Não digo isso pra assustar ou ofender, e sim para alertar. Pois vivemos em uma comunidade global com distâncias cada vez mais encurtadas pelo avanço da tecnologia. E acredite my friend, essa “tecnologia” só fala inglês. Isto é simplesmente um fato. Não entro no mérito se é certo ou errado, se é um absurdo de invasão cultural blá blá blá, ou não. Simplesmente é! E é você quem decide o que vai fazer: aprender a falar e entender esse “diacho” de idioma e fazer parte integrante dessa “tribo global” ou reclamar que não pode, não consegue, que é muito difícil, que é muito caro, que não tem tempo e outras desculpas listadas no último artigo (“Aprender Inglês é Um Saco”).

Algumas pessoas me escreveram com perguntas e dúvidas sobre o sistema AgoraEuFalo e resolvi classificá-las neste artigo de Mitos, Verdades e Maluquices. Vamos lá!

Mitos

“Preciso ler para entender.”

Esse é um dos maiores mitos sobre o aprendizado de um idioma. Você não precisa ler para entender o que se escuta. Você precisa ESCUTAR!!!! E escutar muitas vezes. A fluência e a automação da atividade de falar e entender inglês surge do hábito de escutar muitas vezes as mesmas coisas até que a comprensão torna-se automática.

“Só se adquire fluência no idioma morando fora.”

Grande mito! Conheço pessoas que nunca saíram do país e falam inglês melhor do que eu. E conheço pessoas que moraram décadas nos Estados Unidos e não conseguem falar nem entender absolutamente nada. Se você vai ao país de língua inglesa, e não treina o idioma, de nada adiantará. Muitos brasileiros viajam para outros países e convivem com outros brasileiros, e não fazem nenhum esforço para assimilar o idioma, viram uns “esquisitos” que só socializam com quem fala português.

“Saber Gramática é necessário para se ter fluência em Inglês”

Mito. E que mito!!!!! Ter fluência em inglês é uma coisa. Falar inglês certinho gramaticalmente é outra. Pra falar certinho gramaticalmente é necessário experiência falando inglês fluente “erradinho” mas fluente e automático. A assimilação da gramática em inglês fica muito mais fácil quando já se fala e entende um pouco. O problema é que as escolas e professores acreditam que o inglês básico deve ser iniciado com ensino de gramática (o que é muito chato...). Porém, ensinar gamática em inglês é muito mais fácil que ensinar a falar e entender. Entende agora porque cismamos com gramática desde cedo?

Verdades

“Só se aprende a falar inglês ouvindo”

Verdade. Se você quer falar inglês de verdade vai precisar ouvir muito. É impossível falar alguma coisa que nunca ouvimos. Preste atenção: tudo que você fala em português hoje, em algum momento da sua vida você já ouviu. Não será diferente com o inglês.

“Tentar aprender as regras gramaticais de inglês dificulta o desenvolvimento da fala e do entendimento de inglês rápido.”

Pura verdade. Desenvolva primeiro a habilidade de entender e falar, de conseguir fazer os sons da língua, de conseguir reconhecer os detalhes sonoros do idioma antes de assimilar regras gramaticais. Lembre-se: o que aprendeu primeiro em português? falar e entender ou as funções das “orações subordinadas”, predicativos, etc?

“Treinar Inglês é mais importante que Estudar Inglês”

Encare seu desenvolvimento no idioma inglês como um treinamento físico. Treine um pouco todos os dias. Escute e fale todos os dias. Seu progresso será muito mais rápido do que se você se sentar em frente a um livro ou computador e estudar gramática, vocabulário, textos, etc.

Maluquices

“Se eu assistir Televisão em inglês todos os dias vou aprender a falar e entender inglês.”

Se não souber o que está ouvindo ou assistindo não aprenderá. Não adianta ficar olhando para um monte gente falando uma língua que não conhece muito bem achando que com o tempo você vai conseguir entender. Saiba antes do que se trata, aprenda o vocabulário, as frases e o assunto e então escute muitas vezes a mesma coisa.

“Vou aprender a falar e entender inglês treinando uma vez por semana no meu cursinho de inglês.”

Maluquice das grandes! Se você se dedicar apenas alguns minutos em um dia na semana, dificilmente vai sair do lugar. Falar inglês é como entrar em forma, praticar esportes - torna-se um hábito diário na nossa vida.

“Não tenho talento para línguas...”

Essa é a maior maluquice que eu já ouvi em toda minha carreira de professsor de inglês! Gente, por mais lindo que seja, falar inglês não é uma arte! É uma habilidade como caminhar, dirigir, cozinhar, limpar a casa, passar a roupa, andar de bicicleta, e por aí vai. Algumas pessoas vão fazer melhor que outras, mas todos nós conseguimos fazer se nos propusermos a aprender e praticar. Sou péssimo cozinheiro! Mas se todos os dias eu for pra cozinha e seguir as receitas dos chefs na televisão, pode ter certeza que alguma coisa vai sair depois de um tempo. Não serei um super chef mas saberei me virar na cozinha. - Ok, tudo bem, confesso: cozinhar bem é sim uma arte. Mas você me entendeu né?

Então “my dear friend”, mãos à obra! Aproveite essas dicas e aproveite minhas lições no seu desenvolvimento na língua inglesa. Conte sempre comigo para estar ao seu lado nessa jornada maravilhosa que é aprender Inglês.

Cheers!

Leo

Se você ainda não conhece o poder das minhas Magic Stories, participe desta Masterclass Exclusiva. Onde você vai aprender minhas técnicas e o meu método de como aprender e praticar Inglês diariamente, sem nem mesmo comprar cursos de Inglês.

Quero participar desta aula